Buscar

OS 7 MAIORES SABOTADORES DE IMAGEM PESSOAL

PARA OUVIR ESTE POST EM FORMATO DE PODCAST, CLIQUE AQUI


Essa semana eu estava assistindo alguns conteúdos aleatórios no Instagram e passei por alguém que disse "Deixei de contratar porque não conseguiria acreditar no trabalho de uma mulher que aparece na entrevista com um salto torto e uma lingerie marcando".


Meu cérebro foi automaticamente direcionado à palavra mulher e lá já estava eu pensando sobre como nós somos exigidas nos mínimos detalhes, o tempo todo! Sem esforço eu já conseguia imaginar a cena.. Alguém que provavelmente teve que reorganizar toda uma agenda, se arrumar, se deslocar e comparecer à uma entrevista de emprego, sentada ali, sendo julgada por outra mulher.. E não pelas suas habilidades, currículo, recomendações anteriores ou carisma, ela estava sendo julgada por um sapato desgastado e uma lingerie que passou batido na hora de escolher o que vestir. Pensei que talvez pudesse ser alguém que precisasse justamente daquele emprego para poder comprar um novo calçado e calcinhas sem costura! Mas depois de percorrer toda a minha indignação, eu fiz o habitual, eu tentei pensar no outro lado.


Como tudo no Instagram hoje em dia, foi impossível encontrar aquele post novamente.. Hahah Mas eu fiquei tentando imaginar qual seria o cargo, o grau de exigência para a vaga, a remuneração e a posição social da candidata. Tentei pesquisar aquela empatia profunda que eu senti pela pessoa que não conseguiu a vaga e cheguei a conclusão de que talvez, a origem dela estivesse no fato de que até bem pouco tempo atrás, eu mesma poderia ser ela. Sendo julgada pelo meu descuido com o salto torto e com uma costura da calcinha de algodão marcando sob o vestido.


Desde que comecei a estudar mais sobre moda e branding pessoal, tenho feito um esforço grande para ignorar meu recorrente pensamento prático que insiste em repetir que detalhes são bobagem.. Mas não são! Eno universo fashion e na imagem pessoal, senhoras e senhores, nada é um mero detalhe. Absolutamente nada!


Então vem cá comigo pra gente falar sobre esses 7 sabotadores de imagem que nós podemos combater..



Underwear inadequado é, sem dúvidas, o sabotador número um. Ninguém escapa, nem mesmo estrelas de Hollywood em pleno tapete vermelho, com um esquadrão de profissionais cuidando de tudo. Quem nunca julgou ou foi julgada por uma lingerie aparente que atire a primeira pedra!




Eu, que cortei meu próprio cabelo na frente do espelho do banheiro sem nenhum planejamento prévio por quase 1 década, posso dizer com propriedade: PARA COM ISSO, MULHER! Hahahah Desde que comecei a cuidar da minha aparência com muito zelo, percebi que cabelo muda tudo!!

Cabelo hidratado, com coloração e corte em dia podem mudar completamente a maneira como você se vê e é vista.

Já assistiu a um filme antigo e se encantou pelos penteados? Eu já, muitas vezes.. E desde que comecei a me arriscar a tentar novas maneiras de finalizar meu cabelo, sinto como se tivesse descoberto um portal para uma Anna cheia de possibilidades. Seu cabelo é um poderosíssimo aliado para enviar a mensagem que você deseja transmitir ao dizer para o mundo quem é você e a que veio. Use-o!


Outro item com o qual muitas de nós pecamos é com o esmalte descascando, não é mesmo? Algo que tenho feito e super recomendo é ter um daqueles removedores práticos de bolsa sempre comigo. Se meu esmalte começa a descascar, tiro tudo! É rápido e faz muita diferença, de verdade.




Se você tem o hábito de compartilhar guarda roupa, precisa lançar mão de alguns truques de ajuste, mas se todas as roupas que usa são suas, procure uma costureira de confiança e se atente a detalhes que podem comprometer totalmente sua imagem. Dos erros mais comuns estão:

Tamanho errado de bainha - Já ficou pisando na calça e chegou em casa com a bainha totalmente suja ou até puída? Pois é, isso é péssimo e um ajuste simples pode resolver isso. Também vale para calças curtas demais para o modelo de calçado (sim, existe o comprimento correto para cada um).


Recortes de ombro fora do lugar - O famoso "ombro caído". Confesso que esse item foi uma luta pra mim a vida inteira já que tenho ombros estreitos.


Roupas apertadas ou desconfortavelmente curtas e decotadas - Já vestiu um look lindo, mas que você não sustentou simplesmente porque ficou tão incomodada que seu desconforto se tornou visível? Pois é, não adianta a roupa ser linda e não ter uma mulher feliz dentro dela.




E falando em desconforto, esse deveria ser o principal item dessa lista, mas sabemos que é mais comum do que deveria e muitas vezes somos assoladas por um sapato que passou a machucar, um tecido que descobrimos que pinica ou simplesmente um item que a gente insiste em querer usar porque normalizamos que a beleza precisa doer. Mas não tem não, e nada pode afetar mais a sua imagem pessoal do que insegurança.




A primeira coisa que fiz quando decidi investir na minha imagem pessoal foi uma análise de coloração pessoal. Com formação em design gráfico, eu sempre soube sobre o poder das cores e mensagem que cada uma pode transmitir, mas não era o bastante. Então eu contratei uma especialista em colorimetria. Descobri que minha paleta de cores é a Inverno Brilhante e me surpreendi por descobri que toda minha vida eu nunca usei cores que realmente me valorizavam.


Essa análise foi tão profunda pra mim que eu vou vir te contar sobre isso em um outro post, mas se eu puder te dar um conselho, seria: teste todas as cores e descubra a que mais te auxilia na construção do que você deseja comunicar antes mesmo de precisar dizer alguma coisa.




E lá vamos nós pra esse item polêmico.. Hahahah Sim, todo mundo já se apegou a algo específico e o usou por mais tempo do que deveria. Você provavelmente consegue lembrar de uma peça de roupa, calçado ou acessório que usou até descosturar, descascar, puir ou quebrar, não é não? Tudo bem você ter dó de desapegar, mas se você possui a oportunidade de usar looks limpinhos, com excelente aparência e acabamento, agradeça por isso e faça valer a sua sorte. Se essa belezinha aí merece o seu apego também merece seu carinho. Faça a manutenção em casa ou com o auxilio de um profissional.


Dica: tenha em casa uma caixinha SOS com botões sobressalentes, linhas, agulhas, tesoura, papa bolinhas, bainha magica (que funciona também para pequenos remendos), removedor de pelos, escovas, graxa e flanela. Esse super kit vai te ajudar a fazer na hora qualquer manutenção rápida. Contudo, você também pode adquirir o hábito de separar periodicamente todos os itens que precisam de reparo e levar para um profissional da sua confiança.




Talvez nem precisasse ser lembrado, mas eu achei importante incluir aqui. A sua postura comunica mais do que qualquer adorno! Que imagem você deseja transmitir? E que imagem você acha que realmente transmite?? Quanto disso tudo tem a ver com a maneira com a qual você se porta diante das pessoas?


Use as roupas, calçados, cores e penteados a seu favor, entretanto lembre-se de que antes de tudo, uma mulher auto confiante se veste primeiro de si!



E aí, você anda sabotando a sua imagem pessoal? Me conta!

E pra ver a minha transformação na prática do lado de cá, me segue no instagram: @annadefranco



Beijinhos,

Anna.