Buscar

A TEORIA DOS 7 ESTILOS UNIVERSAIS - PARA COLOCAR EM PRÁTICA O SEU ESTILO ÚNICO

O conceito de estilo universal surgiu na década de 1980 por meio de análises do comportamento do consumidor realizadas por duas consultoras de imagem (Alyce Parsons e Mimi Dorsey) e a partir 1991 ficou amplamente conhecido após o lançamento do livro Universal Style.


Após mais de 30 anos suas diretrizes ainda são usadas no estudo aprofundado sobre moda e branding, entretanto ainda há equívocos quanto à sua aplicação. Os 7 estilos universais existem para auxiliar a construção da imagem desejada e não para nos encaixar em moldes pré determinados. É comum transitar entre 2 ou 3 deles para a construção de uma marca pessoal, e é possível compartilhar dos mesmos estilos com outra pessoa e não se identificar com os gostos dela. Isso porque estilo é algo totalmente individual e muitos elementos fazem parte da composição final.


Mas conhecer esses conceitos pode sim te ajudar, e muito. Então vamos à eles:



1 - Romântico


Predominantemente composto por saias, vestidos fluidos ou rodados, babados e candy colors. Rendas, bordados, laços, estampas florais e sapatos de bicos arredondados também estão presente na imagem da mulher que se identifica com esse estilo.




2 - Clássico / Tradicional

Linhas retas e modelagens com poucos detalhes, além de tonalidades neutras e atemporais, compõem essa imagem mais sóbria e discreta. Peças chave desse estilo são de materiais duráveis e estética formal, como a alfaiataria e scarpins.




3 – Elegante / Sofisticado

Como o próprio nome sugere, trata-se de um estilo para mulheres que priorizam uma visual mais refinado e emanam um ar de confiança. Os itens que constroem essa imagem tem tendência ao luxo e passam por materiais de alta qualidade e caimento perfeito.




4 - Casual / Natural / Esportivo

Também é conhecido como básico, tem um visual prático e despojado. O elemento central é o conforto, por esse motivo é composto por sapatos baixos, modelagens amplas e tecidos macios. Malhas, jeans e tênis são elementos essenciais do estilo.




5 - Sexy

Um estilo dedicado a mulheres que gostam de valorizar curvas e formas do corpo, sem medo de comprimentos curtos e modelagens justas. Peças sensuais, com cores marcantes como o vermelho, brilhos e decotes profundos são elementos essenciais desse guarda roupa.




6 - Criativo

É comum dizer que o estilo criativo é aquele que transita entre os outros 6 estilos. Para mulheres ousadas e que sabem criar produções com peças de diferentes propostas, mas resultando em um visual marcante e inventivo. Diferentes texturas, estampas, cores vibrantes e muita inovação constroem esse visual.




7 - Moderno / Urbano

Também chamado de dramático. O estilo das mulheres fortes, rebeldes e ativas. Apaixonadas por preto, constrastes marcados, óculos escuros e botas. Itens essenciais: jaqueta de couro, coturno e jeans destroyed.


Reconhecer essas referências é importante, contudo é preciso saber que estilo é algo livre!

Muitas mulheres tem dificuldade em identificar qual destes é o seu estilo, isso acontece porque estamos em constante transformação. Talvez você combine 2, 3 ou mais desses estilos com maestria, ou talvez precise experimentar mais, treinar seu olhar e encontrar uma moda que te faça confortável na sua imagem. Se você gosta do que vê e se sente confiante diante do espelho, você já sabe tudo o que precisa saber!


E se ainda está descobrindo ou, como eu, está adequando seu closet, me conta aqui embaixo qual a sua maior dificuldade?


E pra ver a minha transformação na prática do lado de cá, me segue no instagram: @annadefranco


Beijinhos,

Anna.